segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

dια 07 ▫ Mortadela

Acabei de ir no mercado, e quando cheguei lá, eu disse pra mulher:
– Me vê oito médias e um real de mortadela.
– Qual você quer? – Eu olhei pra todas e pensei por um tempo, daí disse:
– A que tive menos podre.
A mulher ficou meio sem graça e tentou falar que a mortadela não tava podre, mas dava pra perceber a distância que verde não é uma cor muito comum em carne-vermelha.

Tudo bem que quando eu compro mortadela, eu esqueço ela umas duas semanas na geladeira, e acaba ficando meio estranha... Depois eu dou um jeito de tacar no pão e comer :X.
Mas cara, ninguém vai comprar nada estragado no supermercado!
É como você comprar um iogurte que passou da validade; você não leva e ainda faz mó chabuzão para o gerente da loja; agora se o baguio ta na sua geladeira há uns 3 anos, você acaba tomando mesmo assim. Por motivos óbvios, claro; afinal, você gastou dinheiro ali.
Mas isso só serve de exemplo se você for muquirana, mão-de-vaca e pãu-duro como eu.

Voltando ao assunto, que era a mortadela...
Bem, se existe mortadela boa, é mortadela-defumada.
Se você ainda não comeu, não sabe o que está perdendo.
Se você faz como eu e deixa a mortadela apodrecendo na geladeira porque esqueceu que havia comprado, compre logo a defumada, porque vai ficar com um gostinho mais que especial após ter entrado em decomposição.

Em épocas de gripe-suína, você pode até ter receio de comer carne de porco (mortadela é derivado do porco, né?); agora pense pelo lado bom: você pegara uma doença fudida e terá uma morte um tanto dolorida, mas pelo menos se deu mal porque estava comendo mortadela.



Bem, eu não sei porque estou escrevendo isso aqui...
Acho que é só pra não perder o costume de escrever.

Essa postagem dará inicio a uma nova tag que chamarei de "Gastronomia"; e não posso esquecer de incluí-la em "Joselitas", que reúne os textos mais sem noção.

Fica aqui a minha paixão pela mortadela, esse prato divino preparado com amor e carinho pelos maiores chefs especializados em culinária-povão.
E na próxima edição falarei de Farofa, complemento indispensável no meu prato!

Dica: ao preparar o seu pão-com-mortadela, ínclua margarina -q

16 comentários:

  1. Certo dia minha mãe estava trabalhando, e ficamos eu e meu pai em casa. Po, dois machos precisam de uma fêmea pra cozinhar( sem machismo gurias)Mas na falta de uma ele resolveu ir preparar alguma coisa pra comermos. Como não tinha ovo na geladeira, e era fim de mês ( sinonimo de pouco alimento na grande caixa que gela) Nos sobro um salame podre. Véi, aquela parada tava tão boa, crocante e com umas partizinhas verdes que me lembravam hortelã ( menos) hahauhuaha Mas na boa, não deve ser tão ruim assim.
    òtimo Post, o melhor e mais engraçado até agora. E lembrem-se ae, não importa o que vc faça, ou quando. Se estiver com a mortandela em mãos vale a pena. ( palavras de Wizard.)

    ResponderExcluir
  2. Mortadela, do italiano, mortadella; do 'brasileiro' mortaNdela é um embutido feito de carnes de diversos animais, especialmente suínos e bovinos, e cubos de gordura, geralmente do pescoço suíno. Os temperos geralmente usados incluem pimenta preta (inteira ou moída), murta, noz moscada e coentro...ou seja, um troço q vem do pescoço do porco e q leva um tempero chamado murta no preparo, não pode ser boa coisa...acho q a mortadela só não é pior do q um tal de APRESUNTADO q eu já vi no mercado, é feio bagarai e deve ser feito com o resto do resto dos miolos do boi e do porco, mas isso não vem ao caso agora...Qdo eu como, por exemplo,(a mortadela) me faz ARROTAR pelo resto do dia e eu sempre acabo me arrependendo por ter comido..mas até q é um trem bem gostoso..e concordo, a defumada é a melhor q nós q temos...
    e só pra vc saber, eu só compro iogurtes que estão pra vencer, pq no mercado eles sempre colocam em promoção(geralmente é quase 50% mais barato) e é qdo a gnt tem q aproveitar né...e como eu nunca como no dia q eu compro, eu só consumo mesmo o iogurte com dias e dias de vencido e até hj não morri...

    ResponderExcluir
  3. De acordo com a wikipedia, existem no brasil 5 tipos de mortadela sendo comercilizadas, mas eu to com preguiça de dar ctrl+c e ctrl+v então, vai no google, joga mortadela e saiba mais.
    boa noite, 1 beijo

    ResponderExcluir
  4. ahushuauhsha
    Dessa vez shorey de rir aqui leke
    "verde não é muito comum em carne vemelha"

    De fato ja achei algumas preciosidades do tempo do cabaço da Hebe na geladeira do Raulzito

    mas parabens por esse post leke

    ResponderExcluir
  5. Luciano
    QUE HORROR, cara! HUHAUHAUHA. Mas ainda bem q vc experimentou, se deu bem, podia ter perdido algo divino. Valeu pela dica!
    Valeu pelos elogios ae, Dumbledore \o_.

    Ingrid
    Se você fosse homem, teria achado legal essa coisa de arrotar com mortaNdela xD.
    Confesso que eu não tinha nojo de comer estragada, mas agora que fiquei sabendo como é feita... Tirou meu tesão :/
    Só não tome Iakult estraado, é a pior coisa do mundo xD.

    Felipe
    AEEAHHIEA, valeu!
    Nem achei tão engraçado o post, mas a escrita do povo é a escrita de Dels!
    A Hebe já foi cabaçada? Mas que seja, pelo menos vc até ta por dentro do que tem na minha geladeira... Pior eu q vou na sua casa e peço água, vc pega só pra você e ainda fecha a porta na minha cara 'hahaha.


    Bem, pessoal, mais dicas de Gastronomia com Raul Izar via twitter: @Raul_Izar
    'kkk

    ResponderExcluir
  6. POASKASOKASPOKASPO

    que horror mortadela de 3 anos na geladeira credoo só tu mesmoo

    mais intão falando da sua postagem, foi MARAA, muito engraçada e criativaa, um pouco estranhaa, mais legal..

    afinal qm não gosta de mortadela néah não.. muiitoo boaa

    raul além de ser cultura sabe aproveitar o lado bom da comida de geladeira.. HOHO' dimais *--*

    ResponderExcluir
  7. eu ri muito karaii :x háháháhá
    putz muito boom.
    mortadela verdinha humm. 3 meses na geladeira é boom há. eu comi ja uma vez!!!
    kkkkkkkkkkk
    rasho rasho...

    ResponderExcluir
  8. mortadela e fods oks
    mas qnd ela ta verde num eq ta estragada eq tipow ela fika verde qnd dz q ta no ponto de consumo oks?
    ashuashuashaushau

    ResponderExcluir
  9. Put's vc e muito doido mo mão de vaca meu come mortadela verde mais e bom não comtribui pro aquecimento Global não tem nada a ver e pro comentario ficar maior tendeu mas vc tiro essa fot na cam com o pé !!!! ha ja ia esquecendo vc quando fala de mortadela verde e iogurte fora da vaidade fica excitado pra ficar de Pãu Duro uahsuahsuahsa nada a ver é eu sei mas e que eu sou mesmo sem noção falow um abraço e suceço no seu Blog falowe

    ResponderExcluir
  10. ´hahaha Ameeii esse post Rauul ,Caraaa souu suaa Fã desde o dia em qe te conhecii .. teem qe divulgar isso cara tuu émuitoo fodaaa ..
    teadorooo

    ResponderExcluir
  11. Valeeeu, Dayanee.
    Eu fico mó sem graça quando você fala essas coisas >< 'heahaeheaeauheohaeaeae

    Valeeu por tudo. Eu também adoroo você.
    Se não fosse vocês, não sei o que seria de mim -q
    haauhuah *-*

    Valeu pelas divulgações no Twitter tbm 'kkk

    ResponderExcluir
  12. raul q tenho adizer naum muito, mas q tome muito cuidado com essa coisas q vende por ai ,quando estam com cor estranha e quando estão com cheiro esquesito. sei q a vida naum é facil principalmente a larica, tudo q seu estomago deseja é uma mortadela sadia naum outra, isso é também uma propaganda, naum esqueça sadia

    ResponderExcluir
  13. HUASHUAHSUAHSUAHS, cara eu ri demais!
    Uma vez eu fui no mercado e eu vi uma dessas,
    achei que estivesse estragada, e ia fazer o
    caralho pra falar com o gerente. Mas minha
    mãe explicou que era defumada '-' KKK
    Tinha 10 anos e já era metida a pobre pão duro.
    E ao contrário de você, eu não como mais salsicha porque pq minha irmã disse que era feito de órgão genital de bezerro
    agora eu só como mortadela de frango.\o/

    ResponderExcluir

Se você não comentar, eu vou embora triste, tomarei banho triste e dormirei triste.
Agora, se você comentar, eu vou embora feliz, tomarei banho feliz e dormirei feliz.

SE POSSÍVEL, NÃO COMENTE COMO ANÔNIMO!
CLIQUE NA CAIXINHA ABAIXO E MUDE PARA "NOME/URL"

Free Counters